quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Feira do Livro já é um sucesso e abertura oficial do evento é marcada pela emoção

Foto: CCS

A emoção foi a marca da abertura oficial da 13ª Feira do Livro de Alvorada na noite de quarta-feira em um congraçamento em prol da educação, cultura, cidadania do povo do município. O Prefeito Professor Serginho, primeira-dama, Maria Zoréti, todos os secretários municipais, vereadores, o patrono da Feira, escritor Dilan Camargo, a secretária de Educação de Torres, cidade homenageada, Mariza Cardoso Carlos, estiveram em congraçamento no palco da Praça João Goulart saudando a comunidade presente e a retomada do evento que aumenta a autoestima, cidadania, arte, educação e cultura da cidade. A Feira prossegue com diversas atividades, shows, sessões de autógrafos, peças de teatro até o domingo, dia 13. Dois balões vindos de Torres irão fazer sonhos se expandirem ainda mais no sábado e domingo na Praça Central. A marca do primeiro dia do evento foram as centenas de crianças com os rostos em amplos sorrisos adquirindo obras literárias com o vale-livro.

O Prefeito Professor Serginho disse que sonhos estavam sendo realizados com a Feira, com livros sendo socializados, compartilhados, principalmente através da iniciativa do vale-livro instituído pela Prefeitura no qual 18 mil estudantes das escolas municipais recebem vale de R$ 20 para comprarem obras literárias na Feira. Destacou que a construção da cidadania passa por dentro das escolas, dos livros, na busca de uma sociedade melhor e mais humana. “Crianças podem construir novos caminhos, atravessar o mundo através da leitura”, disse. “Estamos fazendo a melhor Feira do Livro de Alvorada neste espaço do povo, além de outras ações que estão sendo feitas para atingirmos uma cidade melhor para se viver”.

A secretária de Educação, Nair Ribeiro, falou da importância da Feira para a vida cultural da cidade e da organização para o evento iniciada em 11 de abril. O sucesso da Feira com movimento maciço de crianças, professores, a comunidade foi saudado pela secretária tornando “Alvorada a capital nacional do livro” durante o evento. O secretário de Cultura, Luis Carlos Silveira, ressaltou sua emoção de ver as crianças na Feira adquirindo seus primeiros livros através da iniciativa do governo municipal de implantar o vale-livro e que assim elas “poderão realmente compartilhar sonhos”.

O patrono Dilan Camargo destacou a organização do evento e o entusiasmo do Prefeito Professor Serginho “em fazer a Feira acontecer, sua paixão em concretizar este sonho. Na preparação da Feira existe uma inteligência virtuosa e um coração bondoso”. Afirmou que a Feira foi muito bem pensada, concebida e a estruturação é exemplar e que “Alvorada é muito bem-vinda ao circuito literário”. Dilan destacou a relevância do vale-livro: “Lembrei-me do tempo que era um menino pobre e sonhava em ter um livro e este ato extraordinário que é o vale-livro demonstra realmente quem prioriza a educação e a cultura. As crianças podem desta forma levar para casa a grande riqueza que é a arte, a literatura”, enfatizou.

A secretária de Educação de Torres, Mariza Cardoso Carlos, falou sobre o prazer em estar em Alvorada. “Já me sinto uma cidadã alvoradense”. Ressaltou eventos que a cidade promove, como sua Feira do Livro e o Festival Internacional de Balonismo. A secretária afirmou que dois balões devem ser trazidos para Alvorada para ficarem expostos no sábado e domingo na Praça João Goulart durante a Feira do Livro embelezando e trazendo ainda mais brilho para o grande evento.

Leia mais e confira a programação completa da 13° Feira do Livro de Alvorada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário