terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vale-livro, uma iniciativa que faz história


Projeto da Prefeitura recebe elogios unânimes de escritores, educadores, alunos, pais, imprensa e serve de modelo para o País

A Feira do Livro foi um sucesso absoluto com milhares de pessoas circulando pela Praça João Goulart entre os dias 09 e 13 de outubro e a iniciativa maior da implantação do vale-livro fez tornar realidade o sonho de muitas crianças que pela primeira vez tiveram a oportunidade de adquirir uma obra literária. Os semblantes felizes dos alunos no espaço da Feira foi a maior marca da retomada do evento este ano pela administração do Prefeito Professor Serginho após a Feira ter sido cancelada em 2012.
O vale-livro de R$ 20 concedido a 18 mil alunos das escolas municipais foi elogiado por todos que tomaram conhecimento da iniciativa, incluindo o consultor do Ministério da Educação Jefferson Sooma, escritores como Dilan Camargo, Sérgio Vaz, educadores, pais, os alunos beneficiados, além dos veículos de comunicação que fizeram coberturas da Feira.

Leia algumas das manifestações sobre a iniciativa do vale-livro da Prefeitura de Alvorada:

Prefeito Professor Serginho – “Sonhos estão sendo socializados, compartilhados. A construção da cidadania passa por dentro das escolas, dos livros, na busca de uma sociedade melhor e mais humana. Crianças podem construir novos caminhos, atravessar o mundo através da leitura.”

Jefferson Sooma- consultor do Ministério da Educação e coordenador do Circuito de Aprendizagem: “Nunca tinha visto em prática uma iniciativa deste tipo. E vi muitas crianças e adolescentes folheando seus livros com orgulho na praça onde ocorre a Feira, jovens tranquilos com a oportunidade oferecida em um ambiente muito saudável”. Jefferson lembrou ainda do projeto do vale-cultura do governo federal a ser implementado em todo o País.

Sérgio Vaz- poeta, agitador cultural, criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) que realiza saraus de poesia na periferia de São Paulo, entre outras ações de engajamento cultural e social: “ Uma ideia fantástica, fiquei de boca aberta quando soube desta iniciativa. Não dá para usar a literatura apenas como ação metafórica. É preciso ações como essa do vale-livro para avançarmos. Vi aqui ações e pessoas que estão a fim de transformar a cidade. Têm a preocupação de não só fazer a Feira, mas avançar muito mais com a proposta social”.

Dilan Camargo- escritor, Patrono da 13ª Feira do Livro de Alvorada: “Lembrei-me do tempo que eu era um menino pobre e sonhava em ter um livro e este ato extraordinário que é o vale-livro demonstra realmente quem prioriza a educação e a cultura. As crianças podem desta forma levar para casa a grande riqueza que é a arte, a literatura”.

Vera Oliveira- diretora-presidente da Corag: “É uma ação de grande mérito social e de cidadania. Vou repassar a ideia posta em prática pela Prefeitura de Alvorada para outros entes públicos”.

Léia Cassol- , escritora: “ Com o vale-livro muitas crianças terão a chance de pela primeira vez levar um livro para casa plantando algo para a vida inteira”.

Mari Barroso, 44 anos - agente comunitária de saúde: “Foi uma uma iniciativa muito interessante e válida da Prefeitura”.

Everson Martins, 11 anos, estudante da escola Frederico Dihl, que comprou obras literárias com o vale-livro – “Estou muito feliz com os livros que adquiri e vou lê-los hoje mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário